Secma Fun Runner

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Secma Fun Runner

Mensagem por Blacksnake em Ter Nov 13, 2007 12:40 pm

Brinquedo graúdo

Secma Fun Runner

O Fun Runner tem tanto de estranho como de divertido de conduzir. Embora possa ser conduzido por jovens de 16 anos (com carta tipo B1), o Secma não é um brinquedo qualquer! É um Roadster de origem francesa que usa o motor 1.4 litros da PSA com 75 CV mas que, por pesar apenas 548 Kg, oferece prestações fantásticas. A aceleração dos 0-100 Km/h é feita em apenas 6,8 segundos, enquanto a velocidade máxima que, como se sabe, é uma função directa da potência, atinge os 160 Km/h.

Para transmitir a potência ao eixo traseiro, que é bastante mais estreito que o da frente e dá este aspecto estranho ao veículo, o construtor gaulês escolheu uma caixa de cinco velocidades com um escalonamento bastante curto. A ligação é feita por uma corrente em vez de um veio, o que torna as recuperações mais rápidas, embora acompanhadas por um ruído estranho provocado pela cremalheira. Esta tem que andar sempre bem lubrificada! A condução deste veículo extremamente leve é divertida mas também perigosa nas curvas mais abertas e rápidas, onde o eixo traseiro facilmente escorrega devido à estrutura bastante rudimentar da suspensão, ao contrário do que acontece na parte da frente. Neste caso, a arquitectura até é bastante elaborada com sistema de duplos triângulos sobrepostos com múltiplas afinações e com amortecedores de duplo efeito. O pouco curso da suspensão e a construção muito simples da carroçaria, que é descoberta, gera algum desconforto nos pisos mais irregulares.

Quanto à sua segurança, o Runner está equipado com um arco de protecção em aço, que é bastante importante que desempenhe bem as suas funções uma vez que a pouca largura do eixo traseiro provoca algum desequilíbrio em curva quando abordada com demasiada velocidade. Não nos podemos esquecer que o elemento mais pesado do carro, o motor, está algo elevado, o que por si só eleva o centro de gravidade e esse factor, aliado à inércia imposta pela curva, pode provocar alguns sustos. Representado em Portugal pela Green Factory, este Secma tem também um preço exclusivo de quase 19 mil euros.

Chassis
Tipo monobloco em aço com tratamento anticorrosivo, homologado para circulação na via pública (Carta B1 / 16 anos de idade).

Equipamento de série
Jantes de liga leve; Arco de segurança em aço; Cintos de três apoios

Equipamento opcional

Kit de Capota; Portas tipo Borboleta; Capa para estacionamento; Rádio; Estofos em pele

avatar
Blacksnake
Administrador
Administrador

Número de Mensagens : 663
Data de inscrição : 11/10/2007

Ver perfil do usuário http://perfect-share.big-forum.net

Voltar ao Topo Ir em baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum