Honda Civic IMA

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Honda Civic IMA

Mensagem por Convidad em Dom Dez 09, 2007 1:07 pm

Honda Civic IMA



Quando se fala de carros ecológicos, nomeadamente de carros eléctricos ou híbridos, a ideia estereotipada é a de um carro esteticamente diferente, de aspecto arrojado e futurista, para distinguir a sua motorização ecológica e moderna. Estão muito enganados!

O Honda Civic IMA é em tudo igual às versões a gasolina. A sua única diferença está na motorização, nos interiores e no consumo.

A Honda coloca assim no mercado uma versão híbrida de um carro já comercializado pela marca à alguns anos, mantendo os clientes fieis à imagem de marca aliada a uma tecnologia inovadora. A única maneira de o distinguir dos outros Honda Civic é olhar atentamente e encontrar o logótipo IMA, sistema que funciona de maneira semelhante ao sistema HSD
da Toyota, no entanto existem diferenças cruciais no desempenho.




O sistema IMA
A energia é armazenada em pequenas baterias localizadas nos bancos traseiros do Civic, baterias essas que são recarregadas pelo sistema IMA ao aproveitar as travagens, canalizando a energia cinética e transformando-a em energia eléctrica.

No interior do Civic IMA existe um manómetro que indica qual o funcionamento do sistema IMA, se se encontra a ajudar o motor a gasolina ou se se encontra a recarregar as baterias.

Em aceleração o sistema eléctrico IMA auxilia o motor a gasolina para compensar o consumo de combustível. Caso circule a uma velocidade normal (velocidade de cruzeiro se assim o quiser chamar) o sistema IMA, se necessário, recarrega as baterias, ficando apenas o motor a gasolina encarregue de lhe fornecer potência.

Tal como nos outros sistema híbridos, ao imobilizar o veiculo o motor a gasolina desliga-se, ligando-se automaticamente assim que iniciar a marcha.





Conclusão
Comparando com o Toyota Prius, a tecnologia utilizada pela Honda no Civic IMA necessita de alguns melhoramentos, no entanto não podemos esquecer que se fala aqui dum carro que foi projectado para motores decombustão e não híbridos. De louvar assim a engenharia da Honda ao transformar um automóvel "normal" num híbrido, que tal como o Toyota Prius começa a circular em maior número nas estradas portuguesas.




Especificações Técnicas

Motor
Tipo de Motor:Híbrido
Cilindrada:1339cc
Potência (cv/Nm):90cv / 159Nm
Redline:n.a.
Travões e Pneus
Travões (Frente/Trás):Discos Ventilados / Discos
Pneus (frente/Trás): 195/60 R15 / 195/60 R15
Dimensões e Peso
Comprimento x Largura x Altura (mm): 4480 x 1938 x 1430
Peso:1595kg
Performances e Consumo
Aceleração 0-100 km/h:12.8 segundos
Velocidade Máxima (km/h):177
Emissões CO2 (Combinado g/km):116
Consumo (Combinado/Extra Urbano/Urbano):4.9 /4.3 / 6

Convidad
Convidado


Voltar ao Topo Ir em baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum